Um erro muito comum de vários empreendedores é misturar as contas da empresa com as contas pessoais.
Para evitar um prejuízo financeiro para o seu negócio, é essencial separar o que é seu e o que é da empresa.
Por isso, preparamos algumas dicas simples, mas essenciais para administrar o orçamento de pessoa física e jurídica sem se atrapalhar.
1. Se organize
O primeiro passo é se organizar separando os gastos pessoais e da empresa, para ter mais controle no dia a dia e não retirar o dinheiro da empresa para pagamentos de despesas pessoais.
2. Separe as contas bancárias
Abra uma conta bancária somente para a empresa. Atualmente, vários bancos oferecem condições especiais para quem quer abrir uma conta como pessoa jurídica, com pacotes de tarifas bem acessíveis ou às vezes até gratuitos. Assim, você vai ter cartões de crédito, débito e extratos separados.
3. Escolha uma ferramenta para fazer seus registros
As planilhas ainda são um dos recursos mais utilizados para organizar o fluxo de caixa de uma empresa. Mas se você não tem familiaridade com as planilhas, não se preocupe! Atualmente existem diversos softwares que organizam os dados de forma mais simples e te ajudam a ter um controle maior das finanças. Existem ferramentas das mais caras e completas às mais simples e acessíveis.
4. Defina o seu pró-labore
O pró-labore corresponde ao salário do sócio que é retirado mensalmente da empresa. Determine um valor para o seu próprio pagamento e não confunda com os lucros do negócio, pois este precisa ser investido para gastos futuros, para o crescimento e melhoria do negócio.
Você pode definir um bônus ou premiação para receber quando a empresa faturar mais ou cumprir as metas que você mesmo planejou. Dessa forma, quando os negócios crescerem você vai ser recompensado de acordo com as suas regras.
5. Faça reservas
Em momentos de crise, esteja preparado (a). Não é interessante fazer retiradas frequentes no caixa da empresa para cobrir despesas pessoais e nem tirar dinheiro do seu bolso para resolver imprevistos da empresa.
Por isso, aproveite os momentos de alto faturamento para fazer sua reserva. Elas serão muito úteis para você manter os dois orçamentos sempre em dia.
Ainda está com dificuldades para se organizar? Conte com a 2A Contabilidade para ajustar suas finanças!
Compartilhe esse conteúdo com um amigo que vai gostar.