2A Contabilidade

Saiba se é possível abrir uma empresa mesmo com restrições em seu nome.

Essa é uma dúvida frequente de muitas pessoas e a resposta é: sim, é possível abrir sua empresa mesmo com o nome negativado.


Na Lei Complementar de n°123 de 14 de dezembro de 2006 não existem restrições legais para abrir uma empresa com o nome sujo. Mas considere que o nome negativado pode ser um empecilho no acesso a crédito e recursos para alavancar o seu negócio.

E ATENÇÃO! Estar com o nome sujo é diferente de ter o CPF irregular.

O CPF irregular implica questões mais rigorosas, como não poder participar de concursos públicos e nem abrir uma empresa.

Uma pessoa pode estar com o CPF irregular e o nome “limpo”.

Se uma pessoa está com o nome negativado, ela deve para a empresa de quem adquiriu o bem de consumo. Já no caso de irregularidade, a questão abrange questões legais, podendo causar até mesmo a suspensão ou o cancelamento do Cadastro de Pessoa Física. 

Alguns dos motivos para ficar com o CPF irregular são: deixar de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda nos últimos 5 anos, perda ou roubo de documentos, deixar de votar e não regularizar o título de eleitor, entre outros. Você pode avaliar a situação de regularidade do CPF gratuitamente no site da Receita Federal.

O que pode te impedir de abrir uma empresa?

  • Deixar de apresentar a Declaração de Imposto de Renda pelos últimos cinco anos;
  • Fazer uma Declaração de Imposto de Renda que não confira com seus rendimentos;
  • Pessoas que têm dívida ativa na Receita Federal podem ser impedidas de abrir sua própria empresa. Essa dívida é adquirida quando a pessoa física ou jurídica deixa de pagar impostos ao governo, ex: o IPTU.


Ainda tem dúvidas sobre a abertura da sua empresa? Procure a 2A Contabilidade e conte com todo o suporte para começar o seu negócio.

Tenho o nome “sujo”. Ainda posso abrir minha própria empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *